Viajante Sou
Image default
América Central

Guna Yala: O cenário de “La Casa de Papel” que encantou o mundo

Atenção: esse post contem spoiler pra quem não assistiu à 3ª temporada de “La Casa de Papel”

Após mais de 1 ano e meio de espera, os fãs de La Casa de Papel finalmente descobriram para onde a turma guiada pelo Professor fugiu após o assalto à Casa da Moeda, e o destino do Rio (Miguel Herrán) e Tóquio (Úrsula Corberó) encantou e despertou a curiosidade de todos que estavam assistindo: Guna Yala.

Guna Yala - La Casa de Papel

Explorando Guna Yala

Guna Yala é uma faixa estreita de 226 km de comprimento na costa caribenha, que inclui o Arquipélago de San Blas, composto por 365 pequenas ilhas. Apenas essa informações já dizem muito sobre a beleza do local, afinal estamos falando de ilhas no mar do Caribe, não é mesmo?!

Arquipélago de Guna Yala

Diferentemente da maioria dos destinos turísticos famosos, Guna Yala não oferece diversas opções de entretenimento para seus visitantes. A principal atração do local é curtir e aproveitar os presentes da natureza que lá habitam. Recifes de corais, coqueiros, água transparente, barcos naufragados, diversidades de animais marinhos, e tudo mais que você pode encontrar em uma ilha afrodisíaca.

Rede de Descanso em Guna Yala
Vista Aérea de Guna Yala
De acordo com informações da série, as imagens de La Casa de Papel foram feitas na Ilha Pelicano.

No quesito “hospedagem”, suas expectativas sobre o local podem estar erradas: as acomodações mais comuns em Guna Yala são cabanas simples de bambu, algumas até mesmo sem água aquecida e com banheiro compartilhado. Também há opções de camping em diversas ilhas do arquipélago de San Blas. Você não encontrará grandes hotéis ou Resorts.

Cabanas em Guna Yala
Guna Yala no Panamá

Povo Indígena Guna

49 das 365 ilhas do arquipélago Guna Yala são habitadas pelos Gunas, que é o primeiro grupo indígena da América Latina a ganhar autonomia política. Esse povo preserva costumes locais centenários, e vivenciar isso durante a viagem não tem preço!

O povo guma chama a atenção positivamente também pela forma como é estruturada as relações sociais, com igualdade de gênero. As decisões familiares são tomadas pelas mulheres, além de terem uma renda maior que a dos homens, em geral. Além disso, conforme essa reportagem da BBC, o povo guma reconhece um terceiro gênero, denominado de Omeggid, que são as pessoas transexuais, o que é totalmente aceito e natural dentro da comunidade.

Guna Yala significa “povo da montanha” ou “povo da terra”.
Povo Indígena Guna
Povo Guna - Guna Yala

Em “La Casa de Papel”, a Tóquio se cansou dessa paraíso (COMO?!?!?) e decidiu se esconder em outro lugar. Como vocês já sabem, a decisão não foi a melhor a ser tomada. E vocês, achariam tedioso ficar nesse paraíso também ou não? Responda nos comentários! =D

Deixe um comentário