Viajante Sou
Image default
Santa Catarina

Lagoinha do Norte – Florianópolis (2019)


Uma praia linda, com mar tranquilo, e tida como a melhor para passar as férias em Florianópolis por muito brasileiros, argentinos e uruguaios: essa é a Lagoinha do Norte!

Quem procura um mar com água quente, calmo e com poucas ondas pra passar o dia relaxando dentro da água e sair até com a pele enrugada, vai amar essa praia. É a famosa “piscininha, amor”! Por essas características, ela também se torna uma praia ideal para passar momentos inesquecíveis com toda a família, seja com crianças ou idosos.

Confira nesse post tudo que você precisa saber para curtir uns dias nesse paraíso!

Orla de Lagoinha do Norte

Lagoinha do Norte

Lagoinha do norte fica localizada no norte da ilha, a 33 km do centro de Florianópolis, com uma faixa de areia de 760 metros de extensão. Sua largura varia de 12 a 35 metros, dependo da região e da maré.

A história de Lagoinha do Norte foi iniciada por colônicas de pescadores. Eles foram atraídos para lá pois o mar fica aberto para o norte, de onde vem tainhas. Somando isso ao mar tranquilo e com poucas ondas, temos um ambiente ideal para a pesca, já que os barcos dos pescadores podem quebram sem dificuldades a arrebentação.

Perfeita para quem quer curtir o sossego da natureza, mas sem ficar longe da badalação. A praia fica a 15 mim de carro de Canasvieiras. e a 25 min de Jurerê Internacional, conhecidas por suas festas. Então você pode ficar a tarde toda se bronzeando na praia e tomando banho de mar, e de noite ir a praias próximas para aproveitar a vida noturna de Florianópolis.

Barco em Lagoinha do Norte, Florianópolis
Praias de Florianópolis

Como chegar à Lagoinha do Norte

De carro

A praia fica a 33 km do centro de Florianópolis. Com trânsito normal, esse trajeto dura cerca de 40min.

  1. Saindo do centro, dirija até a Av. Beira Mar Norte (Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramo), e acesse a SC-401 ( Rod. José Carlos Daux)
  2. Siga na SC-401 por 25km
  3. Entre a direita no trevo de Canasvieiras, na Av. Luiz Boiteux Piazza, e dirija por 7km nessa mesma rua
  4. Vire a direita na Estr. Jorn. Jaime de Arruda Ramos. Em 600m você já estará na praia Lagoinha do Norte.

Ao longo desse caminho, há várias placas para te auxiliar no trajeto.

Transporte Público

O ônibus 266 – Praia Brava te leva até a Lagoinha do Norte. Ele sai do Terminal de Integração de Canasvieiras (TICAM), Rua Francisco Faustino Martins, 877 – Canasvieiras. Dessa forma, saindo de onde você está, deve pegar qualquer ônibus que te leve até o TICAM, e de lá pegar o 266 – Praia Brava.

Use essa ferramenta para verificar qual é a melhor opção de ônibus para você utilizar em Lagoinha do Norte. Basta informar sua localização em Florianópolis e a ferramenta te dirá todas as opções de ônibus.

O acesso à praia é feito através de passagens pelos condomínios a beira mar, ou pelos estacionamentos.

Estrutura de Lagoinha do Norte

Ao longo da praia, há mais condomínios e hotéis do que restaurantes e bares. Entre essas, há residência fixas e outras para aluguel.

Durante a alta temporada, um bom lugar para ficar na areia é disputado, pois a praia é bastante procurada e não é extensa. Mas também não chega a ser nada para te desanimar. Fomos durante o carnaval de 2019 e, nos 4 dias que ficamos por lá, conseguimos um lugar bem posicionado na beira da praia.

Durante o verão, vários ambulantes oferecem seus produtos pelo local por um preço acessível. Carrinhos de picolé, de choripan e de drinks ficam indo e voltando durante todo o dia pela orla. A caipirinha de saquê faz sucesso entre os turistas!

Drink em Lagoinha do Norte
Nós experimentamos essa batida. Uma delícia, e ainda capricharam na decoração!

Por não ter muitos bares na praia, aconselhamos você levar um isopor com comida e bebida, para garantir. Isso é fundamental se você for em baixa temporada, pois nessa época não há ambulantes, e você ficará à mercê do limitado comércio da orla de Lagoinha do Norte.

A praia oferece pouca estrutura de serviços, mas isso não é um problema para quem deseja se hospedar por lá. Lagoinha do Norte fica próximo a Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, praias onde você encontrará diversas opções de comércio e serviços. E olha que beleza: por não ter sido muito explorada por empresários, a área verde da região de Lagoinha é bem preservada!

Há serviço de aluguel de cadeira e guarda-sol durante durante a alta temporada. Nesse período, guarda-vidas também prestam serviço por toda a extensão da praia. Isso é um ponto muito positivo, ainda mais pelo local ser tão procurada por famílias com crianças.

O que fazer em Lagoinha do Norte

No verão, época mais movimentada da praia, não vai faltar opções de entretenimento para você e sua família em Lagoinha do Norte. Se liga nas opções: aluguel de prancha de stand up paddle, passeio de banana boat e caiaque. Se você tem snorkel, também poderá mergulhar no mar e nas piscinas naturais para ver os peixinhos. Para os mais aventureiros, tem ainda a opção das trilhas e de voo de parapente.

Trilha Lagoinha do Norte x Praia Brava

Trilha em Lagoinha do Norte

Extensão: 2800m
Tempo de Percurso: 1h30min
Nível de dificuldade: moderado

Para iniciar saindo de Lagoinha do Norte, vá até o final da rua Cônego Valmor costa para chegar à entrada da trilha. A trilha está bem demarcada, e bem sinalizada, e ainda conta com várias placas informativas sobre a fauna, flora e geologia da região.

Ao longo da trilha, há vários buracos, valas e precipícios, e não há cercas de proteção. Então, faça a trilha com bastante atenção, preze por sua segurança!

Pontos especiais da trilha:

Pista de decolagem de parapente: é um campo aberto, no ponto mais alto da trilha. De lá, é possível enxergar as praias Ingleses, Brava e Canasvieiras. A vista é linda: prepare seu celular para as selfies!
Morro do Urubu: um rochedo alto, de onde é possível avistar as ilhas de Gáles, Arvoredo e Deserta. Ótimo local para descansar aproveitando a paisagem.
Janela de Pedra: próximo ao extremo norte da trilha, fica a famosa “caverna’, que é uma formação de pedra que forma uma janela. A vista dali é linda e peculiar. Um belo cenário para fotos.

Trilha Ponta do Rapa
Caverna - Trilha Morro do Rapa

A trilha mais tradicional, que é apresentada pelas placas e bem demarcada, passa apenas pela Ponta do Rapa. Porém, também existe a possibilidade de desviar o percurso e descer até a Ponta da Bota. Ao chegar à Ponta da Bota, não há outra saída a não ser retornar pelo mesmo caminho à trilha original, adicionado 1200 m ao trajeto. Para fazer isso, é aconselhável o uso de um GPS, pois o caminho não é bem marcado e visível, já que poucas pessoas exploram esse local.

O mapa abaixo apresenta de forma interativa a trilha de Lagoinha do Norte para Ponta das Canas, passando pela Ponta do Rapa e pela Ponta da Bota.

Trilha Lagoinha do Norte x Ponta das Canas

Extensão: 1500m
Tempo de Percurso: 40min
Nível de dificuldade: fácil-moderado

Saindo de Lagoinha do Norte, a trilha para Ponta das Canas começa pelo costão oeste (canto esquerdo) da praia. O acesso da trilha é facil, e o caminho, em grande parte do ano, está bem marcado. Você deve ter atenção para verificar qual caminho seguir, pois a trilha não é sinalizada. A vegetação é rasteira, em geral. Sambaquis, inscrições ruprestes e vista exuberante fazem parte dos atrativos.

Lembre-se sempre de levar água para tomar durantes as trilhas, e de usar roupas e calçados confortáveis!

Gastronomia

Os restaurantes em Lagoinha do Norte se concentram no canto leste da praia. A especialidade da culinária local são frutos do mar – o que não poderia ser diferente numa praia de pescadores. A maioria desses restaurantes tem mesas na beira da praia, proporcionando uma refeição acompanhada de uma linda vista. Afinal, a sensação de comer um peixe frito, tomando uma cerveja gelada com o pé na areia e sentindo a brisa do mar é única e, não é mesmo?

Restaurante em Lagoinha do Norte
Chico Restaurante/Divulgação

E aí, gostou de Lagoinha do Norte? Se você for visitar Florianópolis, de um jeito de incluir essa praia na sua programação. Tenho certeza de que você não vai se arrepender! =)

Deixe um comentário